Festival literário energia para ler desembarca em Bom Jesus do Itabapoana


O movimento de educação e cultura que está agitando o interior do Rio de Janeiro chega a Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, a partir do próximo domingo (10). Com quatro dias de evento, a programação é gratuita e atende a todos os públicos, com teatro, música, artes circenses, dança, literatura, folias de reis, bandas, além de exposição do artesanato regional. O Festival Literário Energia para Ler vai até o dia 13, na Praça Governador Portela, das 8h às 17h.


“Começamos o Energia para Ler com tudo. Depois de vivenciarmos dias inesquecíveis em São Francisco de Itabapoana, vamos levar uma programação igualmente especial para Bom Jesus. A principal praça da cidade vai abrigar muita cultura, literatura, entretenimento para toda família e, melhor ainda, que é para todas as idades", explica o produtor Rodrigo Lobo.


Patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e realizado pela Motivos Produções, a programação é composta por artistas do cenário nacional, como ator Ricky Tavares, no ar como Absalão, na série Reis da Record TV, o palestrante e carnavalesco Milton Cunha e o humorista Vinicius Stael.


“São três anos de Energia para Ler e tenho cada história para contar. Sou fã desse projeto e para mim é uma honra passar por mais uma cidade. É gratificante ver como as pessoas do interior nos acolhem e acreditam nesse movimento maravilhoso. Respirar arte e cultura é incrível. Estou ansioso para chegar em Bom Jesus e ver todo mundo interagindo conosco”, diz o ator Ricky Tavares que já passou pelas 16 cidades por onde o projeto percorreu.


Personalidades da região participarão de cafés literários, apresentações musicais e de dança, e todos os dias, a partir das 16h, acontece um Happy Hour com artistas locais. No dia 10 será o musical “Fênix” com a dupla Ewerton e André, no dia seguinte será a vez do Roger Makson agitando a praça com voz e violão. Já na terça-feira a programação fica por conta de Marta e Pedro Salim, um espetáculo de voz e violão.


“O Happy hour é aquele momento em que as pessoas saem do trabalho e se reúnem para colocar o papo em dia. Essa é a nossa proposta, que todos saiam dos seus afazeres e apreciem música boa com os artistas da cidade. Para nós, é gratificante, reconhecer e oportunizar um espaço tão especial para os talentos locais”, reforça uma das produtoras, Cris Bastos.


O Energia para Ler é um movimento artístico e educacional que percorreu 15 municípios do estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos. Em 2021, contemplou cinco cidades (Cambuci, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaocara e São Fidélis), e em 2022, estendeu-se para dez cidades (Trajano de Moraes, Aperibé, Porciúncula, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé, Natividade, Varre-Sai, Italva e São João da Barra).

A programação completa está disponível no site www.energiaparaler.com.br e nas redes sociais da Motivos Produções e da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.


















Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem