Um filhote da espécie de gato selvagem chamada gato-maracajá foi capturado na manhã desta segunda-feira (1°) em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense.
O animal, que está ameaçado de extinção, foi resgatado na localidade de Serrinha pelo Corpo de Bombeiros no domingo e foi solto pela secretaria municipal de Meio Ambiente Agricultura e Recursos Hídricos, mas apareceu novamente.
De acordo com o secretário municipal Meio Ambiente, Maurício Zanon, o filhote apareceu dentro de uma granja.
"Por ser um animal bem jovem ele, provavelmente, está se desgarrando já que essa espécie vive individualmente, sozinha. Foi feita a soltura no local onde a mãe foi vista, mas hoje ele acabou voltando pra onde se sentiu bem. Parabenizo o produtor pela iniciativa de comunicar a Secretaria. Por terem outros animais na granja não podemos deixá-lo lá, até mesmo por risco com os outros animais e também por ele não poder ficar sem reabilitação", disse Zanon.
O filhote já passou por avaliação do veterinário de Vigilância Ambiental.
"Amanhã cedo faremos o transporte do filhote capturado pro Centro de Resgate de Animais Silvestres, o CRAS, que fica em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Lá ele passará pela reabilitação e pelo processo de introdução na mata, enfim todos os procedimentos necessários. Contamos com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Ambiental", explicou o secretário.
Esse ano é o primeiro caso de resgate na cidade de animal silvestre felino em risco de extinção como esse gato do mato considerada ma espécie rara. Em Bom Jesus, já teve esse ano capturas domiciliares de gambá e cobra.
*G1