Uma denúncia protocolada pelo Vereador Diego do Betinho (PV), ao Ministério Público, que acusa o Vice-prefeito Cláudio Luiz Moreira Chierici (PL), de usar funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Apiacá, na construção de uma piscina em sua casa, gerou ao Vice-prefeito uma multa de 10 mil, acordado entre Cláudio Chierici e o Ministério Público.
determinação judicial, que surgiu de um acórdão, determina que o Vice-prefeito, pague uma multa no valor de 10 mil, dividida em 5 parcelas de 2 mil cada uma. Essa decisão foi publicada pelo Ministério Público no dia 13 de agosto. No acordo feito entre as partes, Claudão, como é conhecido no município, também terá de assumir a prática de atos ilícitos, publicando em uma de suas redes sociais, instagram ou facebook, uma nota onde assumirá ter praticado atos, e apresentará os termos do acordo feito com o Ministério Público.
Assista ao vídeo abaixo:
Para o Vice-prefeito Cláudio Luiz Moreira Chierici, não houve irregularidade alguma, porque segundo ele, um funcionário que estava trabalhando na obra, estava de férias, e o outro estava de folga por ser uma sexta-feira.
- Não houve qualquer irregularidade, não houve danos ao erário público, eu simplesmente não poderia estar com um funcionário público em minha casa por eu hoje ocupar o cargo de vice-prefeito. Então fizemos esse acordo.” – explicou o Vice-prefeito Claudão.
Depois de ouvir o denunciado e testemunhas, o Ministério Público entendeu que houve sim práticas ilícitas por parte do Vice-prefeito, o que classificou como “prática espúria de improbidade administrativa”.
Para o Vereador Diego do Betinho, autor da denúncia, a punição aplicada pelo Ministério Público foi razoável, para ele, o Vice-prefeito ainda precisa pagar mais caro.
- Diante o crime que ele cometeu, ele ainda tem muito a pagar. Eu irei entrar com uma ação popular na justiça. Espero que agora, depois de um posicionamento da Ministério Público, a Câmara de Vereadores tome também um novo posicionamento quanto ao fato – disse Diego.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Zanardi (PL), foi procurado pelo Broinha Notícias, e falou que respeita a decisão do Ministério Públkico.
- Estou sabendo agora da decisão do Ministério Público, desse acórdão, na época encaminhamos a denúncia ao Ministério Público, eu como Presidente da Câmara respeito a decisão do MP – disse o Presidente.
Perguntado se a Câmara tomará outras providências quanto ao fato, Fabiano Zanardi não respondeu.
A multa paga pelo Vice-prefeito será destinada ao Fundo Municipal de Saúde, para fortalecer os trabalhos de enfrentamento à pandemia. LEIA O ACÓRDÃO NA ÍNTEGRA.