— Apesar do fim da vistoria nos postos, o Detran terá de organizar a fiscalização nas ruas e criar o sistema pelo qual será feita a autodeclaração e, posteriormente, a entrega do CRLV. Esses procedimentos terão custos que estarão cobertos com o Duda. Entendemos que o excesso de DUDAs e seus valores podem ser revistos, mas optamos por avançar, primeiro, na redução da burocracia e da corrupção que ocorria nos postos de vistoria e, com esse passo dado, enfrentaremos as demais questões — explicou Luiz Paulo.
Segundo o deputado, o Rio de Janeiro é o único Estado a aplicar a vistoria presencial. Com a lei, a retirada do documento anual seria possível por meio de uma autodeclaração pelo site do Detran. Quando for constatada alguma informação inverídica, o proprietário poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pelas informações prestadas.
Quanto a retirada do documento de licenciamento, a entrega será feita em qualquer unidade do Detran de registro do veículo. A lei ainda precisa da sanção do governador em exercício Francisco Dornelles para entrar em vigor.
Vale lembrar que a vistoria anual poderá ser feita independente da adimplência ou não do IPVA anual pago ao Estado do Rio. Uma lei aprovada, em 2017, pela Alerj segue em vigor e retira a obrigatoriedade do pagamento para a realização da inspeção.
Entenda como são feitas as cobranças
Hoje, o DUDA para a realização do licenciamento anual está presente na guia de pagamento do IPVA estadual. No caso dos que realizam a quitação, já há a indicação, dos valores referentes ao imposto e a taxa.
Quanto aos que não estão em dia e querem realizar o licenciamento, há a possibilidade de emissão da guia de recolhimento do DUDA sem o pagamento do imposto, por meio do site do Detran-RJ. O valor é de R$ 195,02 e inclui o licenciamento anual e a emissão do CRLV.
Hoje, veículos com até cinco anos de fabricação são dispensados da vistoria anual e, portanto, não pagam o DUDA. Há a possibilidade de quitar a emissão do CRLV junto ao IPVA ou de pagar pelo documento de forma independente, por meio de guia separada.
Jornal Extra