Fim da vistoria do Detran-RJ não vai reduzir gasto com taxas para o licenciamento anual



projeto de lei que prevê o fim da vistoria anual física feita pelo Detran-RJ não irá reduzir o gasto anual dos proprietários de veículos sobre as taxas pagas para a realização do licenciamento anual. Aprovado, anteontem, pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), o texto mantém a aplicação do recolhimento do Documento Único do Detran de Arrecadação (DUDA), referente ao licenciamento anual, da taxa de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e do seguro obrigatório-DPVAT. Todas as taxas estão previstas na lei de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSDB), Gilberto Palmares (PT) e Zaqueu Teixeira (PDT) e serão mantidas.
— Apesar do fim da vistoria nos postos, o Detran terá de organizar a fiscalização nas ruas e criar o sistema pelo qual será feita a autodeclaração e, posteriormente, a entrega do CRLV. Esses procedimentos terão custos que estarão cobertos com o Duda. Entendemos que o excesso de DUDAs e seus valores podem ser revistos, mas optamos por avançar, primeiro, na redução da burocracia e da corrupção que ocorria nos postos de vistoria e, com esse passo dado, enfrentaremos as demais questões — explicou Luiz Paulo.
Segundo o deputado, o Rio de Janeiro é o único Estado a aplicar a vistoria presencial. Com a lei, a retirada do documento anual seria possível por meio de uma autodeclaração pelo site do Detran. Quando for constatada alguma informação inverídica, o proprietário poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pelas informações prestadas.

Quanto a retirada do documento de licenciamento, a entrega será feita em qualquer unidade do Detran de registro do veículo. A lei ainda precisa da sanção do governador em exercício Francisco Dornelles para entrar em vigor.
Vale lembrar que a vistoria anual poderá ser feita independente da adimplência ou não do IPVA anual pago ao Estado do Rio. Uma lei aprovada, em 2017, pela Alerj segue em vigor e retira a obrigatoriedade do pagamento para a realização da inspeção.

Entenda como são feitas as cobranças
Hoje, o DUDA para a realização do licenciamento anual está presente na guia de pagamento do IPVA estadual. No caso dos que realizam a quitação, já há a indicação, dos valores referentes ao imposto e a taxa.
Quanto aos que não estão em dia e querem realizar o licenciamento, há a possibilidade de emissão da guia de recolhimento do DUDA sem o pagamento do imposto, por meio do site do Detran-RJ. O valor é de R$ 195,02 e inclui o licenciamento anual e a emissão do CRLV.
Hoje, veículos com até cinco anos de fabricação são dispensados da vistoria anual e, portanto, não pagam o DUDA. Há a possibilidade de quitar a emissão do CRLV junto ao IPVA ou de pagar pelo documento de forma independente, por meio de guia separada.

Jornal Extra

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem