O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, desembargador Annibal de Rezende Lima, divulgaram como será o esquema de segurança durante o segundo turno das eleições, neste domingo (28).
Ao todo, estarão de prontidão seis mil agentes da segurança pública, incluindo policiais militares, civis e bombeiros militares.
Tivemos um primeiro turno tranquilo. Estamos repetindo o planejamento. Teremos ainda reforço nos cartórios eleitorais. O planejamento está feito e vamos executá-lo da melhor forma possível para que o capixaba tenha direito ao voto tranquilo”, destacou o secretárioNylton Rodrigues.
Um gabinete de operações e decisões estará instalado na Sesp no dia da eleição, e será composto ainda pelo comandante-geral da PM, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros e, também, pelo delegado-geral da Polícia Civil. Também haverá o Centro Integrado de Comando e Controle, que estará em funcionamento no Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, no qual diversos servidores das instituições responsáveis estão monitorando os andamentos do pleito.
No que tange à Polícia Militar, o patrulhamento será de forma diferenciada, aos moldes do primeiro turno, em todos os 78 municípios. Cada Comando Regional de Policiamento Ostensivo fará o planejamento necessário, com reforço em locais onde a possibilidade de uma eventual confusão seja maior.As seções eleitorais foram mapeadas, havendo melhor organização com relação aos comandos responsáveis por sua vigilância.
Já as ações de polícia judiciária ficarão a cargo das polícias Civil e Federal. Os órgãos vão contar com seus delegados em todos os municípios, para o atendimento de ocorrências e recebimento de denúncias de crimes eleitorais.
Vale ressaltar que a PC irá atuar de forma supletiva em 71 cidades. Isso porque a Polícia Federal será a responsável pelas demandas relacionadas às eleições que ocorrerem em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, de acordo com o superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas da Polícia Civil, delegado João Calmon.
O presidente do TRE-ES, desembargador Annibal de Rezende Lima, reforçou sua confiança no trabalho prestado pelas forças de segurança para a garantia de uma eleição tranquila no domingo. ” A atuação das Polícias Federal, Militar e Civil será essencial para que tenhamos eleições livre, limpas e seguras”, destacou Rezende Lima.
Denúncias
No 1º turno foram registradas 50 ocorrências policiais em todoc o Espírito Santo. Deste total, 43 por boca de urna, dois casos de violação de sigilo. Um caso de compra de voto, um caso de transporte irregular de eleitor, u caso de propaganda irregular, um de falsidade ideológica e um incidente de queda de energia. Ao todo, aconteceram 62 detenções.
Os policiais foram orientados a não tolerar quaisquer tipos de delitos eleitorais e garantir apoio imediato aos mesários em caso de confusão dentro das seções eleitorais.
Denúncias eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo do Pardal, disponível na App Store e na Play Store, e no site www.tre-es.jus.br. Em outros casos, a orientação é acionar a Polícia Militar por meio do Ciodes-190.
Aqui notícias